Postagens:

terça-feira, 10 de abril de 2012

Legião Urbana

 A seguir temos um texto falando sobre a banda " Legião Urbana" , seus principais discos, seus shows, e a morte de Renato Russo, que foi uma comoção no Brasil inteiro, pois Renato Russo era, e ainda é muito querido pela sociedade brasileira, e por essa legião que ele mesmo construiu.-Thaís


 Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília ativa entre 1982 e 1996. Ao todo, lançaram dezesseis álbuns, somando mais de 20 milhões de discos vendidos.
 Ainda hoje, é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos de catálogo em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. 
 A banda é uma das recordistas de vendas de discos no Brasil incluído premiações da ABPD com dois Discos de Diamante pelos álbuns Que País É Este de 1987 e Acústico MTV de 1999. 
 A banda faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com o Barão VermelhoTitãs e Paralamas do Sucesso. 
 O último concerto da Legião Urbana aconteceu em 14 de janeiro de 1995, em Santos, litoral do estado de São Paulo. No mesmo ano, todos os discos até 1993 foram remasterizados no lendário estúdio britânico Abbey Road Studios, em Londres, que ficou famoso por vários discos dos Beatles, e lançados em uma lata, intitulada "Por Enquanto 1984-1995". A lata também incluía um pequeno livro, com um texto escrito por Hermano Vianna.
 As letras, em geral, falam sobre solidão, passado, amor, depressão, homossexualidade, AIDS, intolerância e injustiças, sendo um disco "melodramático" e de alma triste.
Algumas canções do disco sugerem uma despedida antecipada, como diz o trecho "e quando eu for embora, não, não chore por mim", da canção "Música Ambiente". O álbum A Tempestade foi lançado inicialmente na época como um clássico livrinho com capa de papelão e anos depois relançado como álbum comum (caixa de plástico).
 O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte de Renato, líder e fundador da banda. Ele faleceu 21 dias após o lançamento de A Tempestade, no dia 11 de Outubro de 1996, dois dias antes do aniversario da professora Vania.
 Uma Outra Estação foi um álbum póstumo. A idéia original era de que A Tempestade fosse um álbum duplo. Como saiu simples, o material não lançado foi retrabalhado e compilado nesse álbum de 1997.


RENATO RUSSO, VOCÊ DEIXOU MUITAS SAUDADES, MUITOS FÃS, MUITAS PESSOAS DE UMA MESMA LEGIÃO, UMA LEGIÃO URBANA.

Um comentário: