Postagens:

terça-feira, 29 de maio de 2012

Resumo da peça Romeu e Julieta


Romeu e Julieta é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra.

A história tem como cenário a cidade de Verona. Duas famílias poderosas são inimigas mortais: a família Montecchio e a família Capuleto. Vivem em constantes conflitos, os quais perturbam a ordem e a paz da cidade. Tais acontecimentos provocam a ira do Príncipe que determina severa punição aos envolvidos nos conflitos: caso as brigas e provocações não cessassem, seriam punidos com a morte. Romeu, um jovem Montecchio passional e destemido, sofre de amor por Rosalina. Tem como melhores amigos e companheiros Benvólio e Mercúcio. É convidado por estes, no intuito de fazê-lo esquecer Rosalina, a ir ao baile de máscaras dos Capuleto. Romeu encanta-se por uma jovem e bela moça, que descobre ser Julieta Capuleto, que corresponde ao encantamento. Mais tarde, Julieta vai para a varanda e conta às estrelas que tem um amor proibido.Romeu, escondido nuns arbustos por baixo da varanda, ouve as confissões de Julieta e não resiste, decide revelar sua presença e após trocarem juras de amor, marcam o casamento para o dia seguinte. Romeu vai à cela de Frei Lourenço e convence-o a realizar a cerimônia secreta.

   Com a ajuda da Ama de Julieta, a cerimônia é realizada. Após a cerimônia, Romeupresencia um duelo entre seus amigos e Teobaldo, um Capuleto, primo de Julieta. Mesmo desafiado Romeu nega-se a lutar, mas Teobaldo mata Mercúcio e Romeu, tomado pela cólera, mata Teobaldo. O Príncipe abranda a punição e permite que Romeu viva, mas resolve bani-lo da cidade para sempre. Romeu refugia-se na cela do Frei Lourenço. Julieta, prometida ao Conde Páris, recebe a notícia dos acontecimentos e mantém-se apaixonada por seu marido. Manda a Ama procurá-lo e entregar-lhe um anel como prova de seus sentimentos. Pede que Romeu vá ao seu quarto durante a noite. Romeu Julieta passam a noite juntos. A Ama, apesar de ajudá-los tenta convencer Julieta de que Romeu não serve para ela. Julieta zanga-se com a Ama. Romeu parte para Mântua logo pela manhã, após o canto da Cotovia, que simboliza o amanhecer. Enquanto isso, os pais de Julieta resolvem casá-la com o Conde Páris. Desesperada Julieta pede ajuda ao Frei que a aconselha a aceitar o casamento para despistar seus pais. Dá a ela um frasco de elixir para simular sua morte e montam um plano: Julieta deveria tomar o conteúdo do frasco, sua família acreditaria em sua morte, o casamento com o Conde não se realizaria e o Frei, através de uma carta explicativa, mandaria Romeu voltar para que ficassem juntos. Porém a carta se extravia e Romeu recebe a notícia da morte da amada. Desfeito de dor Romeu compra um veneno e desesperado decide morrer também. Volta à cidade e defronta-se com o Conde no mausoléu onde está Julieta, é forçado a lutar com ele, Travam duelo e Romeuassassina-o. Toma o veneno diante do corpo de Julieta e morre abraçado a ela. Frei Lourenço chega para tentar impedi-lo, mas é tarde, foge para não ser desmascarado e punido, porém antes acorda Julieta e conta a ela o que se passou, que horrorizada decide ficar junto de seu grande amor. Julieta beija Romeu para tentar absorver o veneno de seus lábios e morrer também, mas sua tentativa é frustrada. Apanha a adaga de Romeu e apunhala-se, morrendo junto de seu marido. A tragédia tem um grande impacto em ambas as famílias (os Montagues e os Capulet). As duas famílias estão tão magoadas com a morte dos seus dois únicos descendentes, que perdoam-se mutuamente e juram manter a paz em nome do amor de seus filhos (Romeu e Julieta).



Meio Ambiente: CONSCIENTIZE-SE


O meio ambiente vem sido devastado pelo aquecimento global que é o superaquecimento do planeta causado pelo buraco na camada de ozônio(superfície que cobre a Terra) deixando os raios solares entrarem com mais força.
Isso vem causando muitos danos à natureza e aos animais. As queimadas têm destruído as nossas matas e obrigando os animais a sairem do seu local de moradia e causando a extinção de alguns deles. A poluição também está aumentando cada vez mais provocando danos as pessoas e animais. A poluição nos rios também é muito grave pois provoca a morte de peixes e os animais que bebem deles e até mesmo as pessoas que ingerem essa água.
Nas regiões geladas como o Pólo Norte e a Antartida a situação é drástica, as geleiras estão derretendo podendo provocar no futuro grandes inundações e os animais que lá vivem e estam acustumados com o clima dessas regiões estão desaparecendo por causa do aquecimento global.
Mas as pessoas não estão ajudando e sim piorando essa situação( gastando energia,jogando lixo nas ruas e rios, gastando água potável e muitas outras coisas que pioram o estado da Terra onde moramos).
 Algumas Nações se unem para discutir o que podem fazer para melhorarem essa situação, mas não são apenas eles nós também temos que tomar atitudes por mais simples que seja vai com certeza ajudar. Atitudes como escolher brinquedos de poucas embalagens, cuidar das plantas, proteger os animais, não jogar lixo nas praias, participar das coletas seletivas do lixo, tomar banhos rápidos, não jogar lixo em alto mar e muitas outras atitudes para melhorar o mundo.
 O mais inacreditável, é que os humanos destroem e sujam o próprio habitat. É preciso ser bastante estupido para arruinar o lugar que é necessário para si próprio.
 Com nossa professora de Geografia estamos criando um projeto para conscientizar as pessoas do que esta acontecendo ao nosso redor e que mesmo assim elas ainda não mudaram suas ações em relação ao desperdício e etc.


Espero que vocês se concientizem, e comecem agora a mudar suas ações.
TODOS POR UM MUNDO MELHOR!